Diferenças entre Publicidade e Marketing

Explicar com detalhes a diferença entre Marketing e publicidade com certeza nunca foi fácil!

Porém se analisarmos profundamente, podemos perceber as diferenças e é isso que vou mostrar pra você nesse artigo.Vem comigo até o final e você entenderá de vez a diferença entre Marketing e Publicidade!

Vamos a definição de Marketing segundo Philip Kotler:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

Se engana quem acredita que o Marketing tem apenas como objetivo vender algo.Vou listar para você, os benefícios que o Marketing pode trazer para o seu negócio:

Benefícios do Marketing :

  • Vender mais;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços;
  • Gerenciar uma marca;
  • Construir boas relações com consumidores e parceiros;
  • Educar o mercado;
  • Engajar colaboradores.

Podemos definir então , que Marketing é planejar uma estratégia para alcançar o objetivo da empresa, seja ele qual for. E para isso ele deve contar com um conceito muito conhecido:  os 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção e desenvolve uma série de atividades para conquistar os clientes. A comunicação da empresa, também faz parte desse planejamento. O marketing também define quem é a empresa, quem são seus clientes, quais os diferenciais dos produtos e serviços, etc.

E como combinamos , vamos falar agora sobre Publicidade:

Afinal, o que é Publicidade?

Publicidade é a propagação de idéias, é tornar algo público, ou seja, é a divulgação dos produtos e serviços. Refere-se à propaganda comercial, são os anúncios das empresas e marcas voltadas ao comércio. Seja na televisão, nos jornais, na internet ou outros meios com coisas chamativas sobre o produto como zumbido no ouvido tratamento.

A publicidade faz parte do Marketing, pois é uma de suas ferramenta. Ambas devem ser trabalhadas em conjunto para o sucesso de qualquer empresa, pois a publicidade irá promover o que o Marketing deseja, uma vez definido em suas estratégias.

É importante ressaltar, que se o marketing não for bem feito, não tiver as estratégias bem planejadas e definidas, não teremos uma publicidade de sucesso!

Em termos gerais, poderíamos definir o Marketing como estratégias e publicidade a divulgação. Vamos combinar, um excelente casamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *